Varicose vein laser surgery recovery and prevention, Compression Stockings Thigh

Varizes: por que surgem e como tratar

O surgimento das varizes é um problema para muitas pessoas, já que elas afetam, em grande parte, os membros inferiores e provocam sintomas como dores, sensação de peso e cansaço nas pernas e nos pés.

Elas são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem abaixo da pele. Dependendo da fase em que se encontram, podem possuir tamanhos variados. Normalmente as veias mais afetadas são as dos membros inferiores: nos pés, pernas e coxas.

O seu surgimento se dá porque as veias começam a apresentar dilatação e as válvulas não se fecham mais de forma eficiente. A partir daí o sangue passa a refluir e ficar parado dentro das veias. Isto provoca mais dilatação e mais refluxo. Esta ampliação anormal das veias leva à formação das varizes.

Antes de pensar em cuidar das varizes é importante praticar medidas preventivas para evitá-las, sempre com a orientação do seu médico. No entanto, quando essas ações não são suficientes, ele poderá indicar um procedimento para você tratá-las da melhor forma. Conheça alguns deles:

  • Escleroterapia química: é provavelmente a técnica usada há mais tempo. Bastante utilizada para as microvarizes ou vasos e para as varizes de calibre muito pequeno. Consiste na injeção de substâncias esclerosantes que expulsam o sangue para as veias normais e entopem as veias que estão sendo tratadas.
  • Cirurgia: As varizes retiradas numa cirurgia não provocam danos à circulação, uma vez que as outras veias normais e o sistema venoso profundo normal se encarregam de garantir o fluxo de retorno.
  • Laser escleroterapia: Não pode ser aplicada em todos os tipos de pele e ainda não dá bom resultado nos vasos de calibre maior. Novas tecnologias com laser em desenvolvimento poderão ampliar a sua utilização.

1 comentário em “Varizes: por que surgem e como tratarAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *