exames ginecológicos

Ultrassonografia Transvaginal com preparo intestinal. Tudo sobre o exame

A Ultrassonografia Transvaginal com preparo intestinal é um exame comumente solicitado por ginecologistas. Então, se você nunca o fez, não há o que temer. Para tranquilizar você, que está para fazê-lo, conversamos com a Dra. Viviane Lopes, mestre em obstetrícia pela Unifesp – Escola Paulista de Medicina e coordenadora responsável pelo setor de ultrassonografia do Femme – Laboratório da Mulher.

 

Doutora, para quê serve a Ultrassonografia Transvaginal com preparo intestinal?

 

Este ultrassom, também chamado de US transvaginal para endometriose, tem como objetivo a identificação da presença de endometriose ovariana e identificação e localização das lesões endométricas profundas ou infiltrativas (que penetram mais de 5 mm abaixo do peritônio) da região retrouterina, retossigmoide e do septo retovaginal. Estima-se que ocorra em aproximadamente 15% das mulheres na idade reprodutiva e em até 30% das mulheres inférteis.

 

Para realizar este tipo específico de ultrassom, o médico deve ter o conhecimento específico da doença, experiência com a técnica ultrassonográfica, aparelho de ultrassom adequado. O exame apresenta taxa de detecção de 98% para identificação de endometriose acometendo o retossigmoide e de 95% para endometriose profunda na região retrocervical.

 

E como é feita a Ultrassonografia Transvaginal com preparo intestinal?

 

Para a realização deste exame é necessário realizar previamente o “preparo intestinal”, que proporciona uma redução significativa do resíduo intestinal, principalmente do cólon sigmóide e do reto, para melhor visualização destas estruturas. Esse exame é realizado por via transvaginal e pode ser necessária a introdução de gel vaginal para a melhor caracterização de possíveis focos de endometriose nas paredes vaginais.

 

Como devo me preparar para a Ultrassonografia Transvaginal com preparo intestinal?

 

Como dito anteriormente, é necessário a paciente realizar um preparo intestinal, que consta de dieta e laxante via oral no dia anterior ao exame e enema retal uma a duas horas antes do exame.

 

A Ultrassonografia Transvaginal com preparo intestinal causa algum desconforto?

 

O que pode incomodar mais a paciente é o tempo do exame, que é maior que do ultrassom transvaginal simples, pois além de ver útero e ovários, realiza-se também o estudo específico da endometriose, que será mais demorado conforme o número e a extensão das lesões. Outro fator que pode incomodar um pouco é que pode exigir uma maior movimentação do transdutor, em decorrência da avaliação de segmentos específicos, como por exemplo, as paredes do reto.

 

 

Não deixe de se consultar com seu médico regularmente e faça seus exames de rotina em um local com alta tecnologia e atendimento humanizado. Faça seu pré-agendamento no Femme – Laboratório da Mulher, através do nosso site, telefone (11 3050-9043) e aplicativo para Android e iOS.

Saiba mais: Exames e Saúde.

DNA-Fetal-Caixa-Blog

10 comentários em “Ultrassonografia Transvaginal com preparo intestinal. Tudo sobre o exameAdicione o seu →

Comentário está encerrados. Você não pode adicionar novos comentários.

  1. Fernanda, como vai? Por favor, consulte nossa Central de Atendimento para informações (11) 3050.9043. Obrigada.

  2. Darcy, para informações técnicas sobre exames, sugerimos que procure a orientação de um médico de sua confiança.

  3. Boa tarde, ha 2 anos tenho relaçoes desprotegidas com meu esposo, nunca tomei um remedio se quer para evitar,e no entanto n consegui engravidar. Sinto colicas fortes no periodo mestrual e dor ao evacuar. Tmb sinto dores na barriga fora do periodo mestrual.dores nos rins e dificuldade para evacuar. Detalhe tenho 20 anos. Meu esposo tem filhos entao n pode ser algo c ele.sinto q tem algo errado cmg,porem tenho medo de fazer exames e descobrir q n poderei ser mae. Por favor me ajudem n sei o q fazer. Obgd

  4. Oi, Raisa. Vamos encaminhar sua pergunta a um dos nossos especialistas. Enquanto isso, sugerimos que procure orientação com um médico de sua confiança.