ultrassonografia

Ultrassonografia de Abdômen Total. Como é o exame?

“Tenho uma ultrassonografia de abdômen total marcada e quero saber mais sobre o exame.” Para ajudar você, amiga, buscamos informações com uma especialista no assunto, Dra. Viviane Lopes, mestre em obstetrícia pela Unifesp – Escola Paulista de Medicina e responsável pela Ultrassonografia do Femme – Laboratório da Mulher.

 

“O ultrassom de abdome total tem como finalidade avaliar, diagnosticar e fazer seguimento de possíveis alterações das seguintes estruturas: fígado, vesícula biliar, baço, pâncreas, rins, bexiga, aorta, veia cava inferior e adrenais”, explica a médica.

 

Para quê serve a Ultrassonografia de Abdômen Total?

 

O exame pode diagnosticar vários tipos de doenças, “sendo as mais comuns, tumores e cistos no fígado, pâncreas, baço, rins e adrenais, cálculos na vesícula e nos rins, esteatose hepática (infiltração de gordura no fígado) e placas de ateromatose na aorta”, enumera.

 

Como é feita A ULTRASSONOGRAFIA DE ABDÔMEN TOTAL?

 

No momento do exame, a paciente é deitada na posição dorsal na maca, com a região abdominal anterior exposta, “local onde o médico vai proceder a avaliação com o transdutor do ultrassom para o estudo das estruturas intra-abdominais”, descreve a Dra. Viviane.

 

Antes do exame, é preciso um preparo especial. Deve-se ingerir medicação para reduzir os gases intestinais, diz a especialista, fazer jejum mínimo de seis horas e estar com a bexiga cheia.

 

Não deixe de passar pelo médico e realizar os exames pedidos por ele. Pré-agende suas ultrassonografias no Femme – Laboratório da Mulher, através do nosso site, telefone (11 3050-9043) e aplicativo para Android e iOS.

Saiba mais: Exames e Saúde.

DNA-Fetal-Caixa-Blog

2 comentários em “Ultrassonografia de Abdômen Total. Como é o exame?Adicione o seu →

Comentário está encerrados. Você não pode adicionar novos comentários.