mulher stress no trabalho

Como o trabalho pode influenciar na saúde da Mulher?

O Dia do Trabalho é uma data para descansar, diminuir o ritmo do dia a dia, recarregar as baterias. Para nós, mulheres, isso não é tão fácil, já que muitas de nós – a maioria talvez – encaram tarefas domésticas além do trabalho fora de casa.

Sem que você perceba, esse acúmulo diário de coisas a fazer vai alimentando um inimigo invisível que sabota as defesas do nosso organismo: o estresse.

Sabe quando você vai ao médico com uma dorzinha ou um incômodo que não sabe direito de onde surgiu? Queixas que não se encaixam em doenças? Elas podem ter sido causadas pelo estresse.

Estresse: O Vilão

E esse vilão surge dessa obrigatoriedade a que nós somos submetidas pela sociedade, de que precisamos assumir diversos papéis – trabalhadora, mãe, dona de casa -, de que necessitamos ser multitarefas.

O problema é sério. Você sabia que entre nós mulheres, os problemas cardíacos têm aumentado muito? As doenças do coração representam 30% das causas de morte entre mulheres com mais de 40 anos. Matam mais do que o câncer ginecológico. Estima-se que, no mundo, 8,5 milhões de mulheres morram por causa de cardiopatias.

Metade das mulheres brasileiras que trabalham em ambientes corporativos sofrem de estresse. Como lembra o Prof. Dr. Roberto Cardoso, coordenador do Núcleo do Propósito no Femme – Laboratório da Mulher, nós estamos mais suscetíveis ao problema porque, em algumas situações, precisamos nos moldar ao modelo masculino imposto pelo mercado de trabalho.

Uma das formas de combater o estresse é o coping, que é, nas palavras do Dr. Roberto, “a atitude consciente que você tem diante de uma constatação de stress”. Ou seja, é aquele momento em que você percebeu que o problema existe e precisa fazer alguma coisa para resolvê-lo.

Mas mudanças no ambiente de trabalho também podem ajudar a melhorar nossa saúde. Para Samia Simurro, vice-presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida, um caminho seria o da “parceria”. Um exemplo disso, segundo ela, seria a melhor relação de empresas e empregadores com as mulheres que se tornam mães, criando creches no ambiente de trabalho, deixando-as mais próximas de seus filhos neste período importante da vida.

E você, amiga, sente que o trabalho a desgasta muito? Compromete a sua qualidade de vida? Não descuide! Verifique se sua saúde está em dia. Marque uma consulta com seu médico e, a pedido dele, faça seus exames periódicos no Femme, o laboratório com décadas de trabalho dedicado às mulheres. Faça o pré-agendamento em nosso site ou pelo aplicativo para Android e iPhone.

 

Saiba mais: Exames e Saúde.

DNA-Fetal-Caixa-Blog