Mulher com sono acordando

13 Dicas Para Dormir Melhor

Quem cuida da saúde precisa ter um carinho especial também com o sono. Estudos indicam que a qualidade e a quantidade de horas dormidas têm relação com a longevidade. Por outro lado, a falta de sono tem sido relacionada com diversos problemas de saúde, como sobrepeso, doenças do coração e maior risco de acidente vascular cerebral.

Por isso, aí vão algumas dicas para você evitar a insônia e descansar tranquilamente:

  • Se estiver com dificuldade para dormir, não fique na cama. Levante e faça algo para deixar sua mente cansada, assista à TV ou leia um livro;
  • Evite refeições pesadas com carboidratos, frituras, carne vermelha, álcool e refrigerantes no jantar;
  • Uma boa refeição para recuperar as energias à noite é composta por proteína magra e alimentos ricos em magnésio, como a banana;
  • Dizer em voz alta palavras relacionadas ao sono, como “calma”, “aconchego”, “descanso” e “sossego” ajudam a relaxar;
  • A temperatura do quarto também influencia. O ideal é que fique entre 19º e 21º C;
  • Aromas calmantes, como cheiro de lavanda podem ajudar a criar um clima propício para o sono;
  • Anda muito ansiosa? Escreva em um papel o que tem te incomodado e jogue ele fora. Pode parecer bobagem, mas o ato ajuda a tirar as preocupações da cabeça;
  • Deixe o smartphone longe da cama; o estímulo do aparelho dificulta o sono;
  • Se não conseguir ficar sem o celular, deixe-o no modo avião;
  • A “soneca” do alarme mais atrapalha do que ajuda. Ela aumenta o risco de perder a hora. O melhor é programar o despertador para um horário em que você deve levantar de qualquer jeito;
  • Faça exercícios físicos, mas reserve o período do dia para eles;
  • Evite ingerir cafeína até 16 horas antes de ir dormir;
  • Um banho quente de dez minutos também ajuda.

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