Ginecologista, saude da mulher

Saiba qual o momento ideal para ir ao ginecologista

O médico ginecologista é o responsável por diagnosticar e tratar problemas de diferentes tipos e gravidades da saúde da mulher. No entanto, não se deve apenas esperar surgir alguma dor ou incômodo para procurá-lo… Ter uma rotina de consultas com esse profissional é o ideal! 

A primeira ida ao ginecologista

Normalmente as idas ao ginecologista ocorrem após a primeira menstruação. As adolescentes recebem orientação sobre ciclos menstruais, uso de absorventes e higiene íntima. É um momento em que se aborda assuntos como cólicas, Tensão Pré-menstrual (TPM), métodos contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Início da fase adulta

Nesse momento as consultas devem acontecer pelo menos uma vez ao ano. Vale lembrar que a realização de exames, que muitas vezes são pedidos por médicos de outras especialidades, não pode substituir a consulta ginecológica. Isso porque existem circunstâncias que não provocam sintomas e que só são identificadas durante a consulta com o ginecologista, a exemplo de lesões de HPV dentro da vagina ou no colo uterino.

Quando se tem planos para engravidar

Quando a mulher decide engravidar o ideal é que antes ela procure um médico
ginecologista/obstetra. Esse será o período para fazer exames detalhados de pré-natal com o objetivo de fazer um controle gestacional para a saúde da mãe e do bebê.

Período da menopausa

Mulheres que estão na menopausa precisam ir ao ginecologista uma vez ao ano, ou até mesmo em intervalos menores se estiverem realizando reposição hormonal. Normalmente, o tempo de retorno depende se a mulher está fazendo acompanhamento por alguma situação pontual, se está em tratamento medicamentoso ou apenas de forma rotineira.

Por fim, é fundamental entender melhor as questões do próprio corpo e elevar a saúde em qualquer fase da vida. Cuidar de si é um ato de amor e isso precisa se tornar constante. Converse sempre com o seu médico para saber quais as suas necessidades.

1 comentário em “Saiba qual o momento ideal para ir ao ginecologistaAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *