outubro-rosa-femme

Prevenção no Outubro Rosa e em todos os outros meses do ano

Criado nos Estados Unidos na década de 90, o movimento Outubro Rosa visa conscientizar a população feminina sobre a importância da prevenção e do tratamento do câncer de mama. A campanha também busca ampliar a compreensão sobre os desafios no controle do câncer de mama, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e detecção precoce.

Detectar o câncer de mama é fundamental para aumentar as chances de tratamento e cura das doenças. E ninguém melhor que você para conhecer o seu próprio corpo e perceber algo de anormal com ele.

Independentemente da sua idade, é imprescindível realizar o toque nas mamas para detectar possíveis nódulos nos seios. Aproveite a hora do banho ou da troca de roupas para verificar se está tudo em ordem com o seu corpo. Até porque, grande parte dos cânceres de mama são detectados pelas próprias mulheres. E como nem todo nódulo é sensível ao toque, a mamografia é um diagnóstico por imagem que estuda o tecido mamário e detecta possíveis anomalias nos seus seios.

Segundo Ministério da Saúde, 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados quando práticas saudáveis são adotadas. Portanto, procure sempre praticar atividades físicas, se alimentar de maneira saudável, manter seu peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico para estar com a saúde em dia todos os meses do ano.

Saiba mais: Cotidiano, Exames e Institucional.

 

1 comentário em “Prevenção no Outubro Rosa e em todos os outros meses do anoAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *