o-caminho-de-uma-gestacao-saudavel

O caminho de uma gestação saudável

A descoberta da gravidez é somente a primeira de muitas das surpresas do período gestacional. Isso porque, durante os nove meses, a mulher se depara com particularidades que dizem respeito às alterações no seu corpo, até então desconhecidas. Sem dúvida é um momento bastante especial, no qual se fará necessário, além de acompanhamento médico (pré-natal), mudanças em alguns hábitos, que seguirão até o momento de dar à luz. É preciso estar atenta a algumas questões descritas a seguir.

Período delicado – 1º trimestre da gravidez: é o momento da imunização contra doenças que comprometem o desenvolvimento do feto, a partir das vacinas indicadas pelo médico. Também é o período das mulheres acompanharem a pressão arterial, controlarem o nível glicêmico e acompanharem o ganho de peso, muito comum nesse período.

Alimentação: é necessário aumentar o consumo de fontes de vitamina C, como acerola, laranja e limão. Deve-se também prevenir a anemia, com o consumo de alimentos ricos em ferro, como carnes, miúdos, feijão, lentilha, grão-de-bico, soja, folhas verde-escuras, grãos integrais, castanhas e outros.

Atividade física da gestante: praticar exercícios é benéfico, pois auxilia na prevenção de diabetes, hipertensão e ganho de peso. Vale ressaltar que eles devem ser feitos com moderação e acompanhamento de um profissional de educação física, além do seu médico.

Acompanhamento médico: realizar consultas e exames clínicos regularmente – uma vez por mês até a 28ª semana de gravidez, a cada quinze dias entre a 28ª e a 36ª semana, e semanalmente a partir do início da 36ª semana até o nascimento do bebê. Sempre estar de posse da Caderneta da Gestante, pois nela estará todo o seu histórico de gestação.

Lembre-se: durante toda a gravidez, o acompanhamento do médico é fundamental. Os cuidados a serem tomados independem de a mulher estar ou não em sua primeira gravidez.

1 comentário em “O caminho de uma gestação saudávelAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *