Novembro Azul

Novembro Azul: a importância do tema para a população

O Novembro Azul é uma campanha de alta relevância no combate ao câncer de próstata e na conscientização sobre a importância de exames regulares e do diagnóstico precoce.  Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontou que 51% dos homens nunca consultaram um urologista. Este é um dado realmente alarmante, visto que o câncer de próstata é uma doença maligna e letal, que tem maior prevalência em homens acima dos 50 anos. Sua estimativa é de 69 mil novos casos ao ano no Brasil.

A doença não tem prevenção, mas o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e cura. Atualmente, é possível até mesmo não retirar o tumor quando ele é classificado como de baixo risco, e apenas acompanhar sua evolução, o que é chamado de vigilância ativa. Porém, é importante observar alguns critérios rigorosos de acompanhamento, como visitas frequentes ao urologista, realização de exames e até novas biópsias de acompanhamento. Homens que têm história de câncer na família correm mais risco e devem iniciar os exames anuais a partir dos 40 anos de idade.

A realização de exames nessa faixa etária está relacionada à diminuição de cerca de 21% na mortalidade pela doença em estudos de grande porte. Na maioria dos casos iniciais, o paciente não tem sintomas, e só a avaliação rotineira com o exame de PSA e o toque retal permitem estabelecer a suspeita e prosseguir na investigação. Caso seja constatada a doença, vários tratamentos podem ser aplicados, dependendo do estágio em que a doença se encontrar.

O câncer de próstata é curável em quase 100% dos casos quando o diagnóstico é realizado precocemente e em mãos experientes, com amplas chances de preservação das funções urinária e sexual.

1 comentário em “Novembro Azul: a importância do tema para a populaçãoAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *