MEMÓRIA EM DIA: COMO MANTÊ-LA EM FORMA NA TERCEIRA IDADE

Memória em dia: como mantê-la em forma na terceira idade

A idade avança e, com ela, pode vir a sensação de que a cabeça não funciona mais como antes. Em vez de aceitar essa situação como uma consequência inevitável do envelhecimento, é possível reagir. Os hábitos do dia a dia têm um papel muito importante para ajudar a prevenir perdas de memória e outros prejuízos das funções mentais associados à idade.

Confira, a seguir, algumas estratégias simples que ajudam a manter o cérebro saudável na terceira idade.

Exercite a mente – Pense no cérebro como um músculo: quanto mais você exercitá-lo, mais forte ele ficará, isso é, melhor será a capacidade de aprender e memorizar novas informações. Leia livros e jornais, realize palavras cruzadas e se envolva em atividades que sejam estimulantes e desafiadoras.

Exercite o corpo e mantenha o cérebro saudável – O exercício físico regular está fortemente associado a um cérebro saudável. A prática aumenta o fluxo sanguíneo para o órgão e estimula o crescimento de novas células cerebrais e as conexões entre elas. Dessa forma, é possível driblar a perda de memória e até melhorá-la, bem como estimular as habilidades de raciocínio. Mas fale com o seu médico antes de iniciar uma nova rotina de exercícios.

Alimentação balanceada é fundamental – Uma boa alimentação é crucial para um cérebro saudável e que funcione corretamente. Confira algumas dicas:

  • inclua muitos vegetais, frutas e alimentos integrais;
  • prefira fontes de proteína com baixo teor de gordura, como peixe e carne magra;
  • escolha leite, iogurte e queijo com baixo teor de gordura ou sem gordura;
  • se você consome álcool, é importante evitar o excesso;
  • lembre-se de sempre beber água para manter o organismo bem hidratado.

Manter boas relações é um dos segredos para a saúde do cérebro

Trocar mensagens com amigos nas redes sociais, reunir a família para um almoço ou se envolver em um trabalho voluntário: tudo isso ajuda a evitar a depressão e o estresse, além de ser benéfico para a saúde do cérebro. É comprovado que a atividade social na terceira idade ajuda a evitar a perda de memória e a reduzir o risco de demência.

Cérebro saudável ou sintoma de demência? Esquecimentos eventuais não são necessariamente indícios de um problema de saúde, mas, em alguns casos, podem ser o primeiro sinal da doença de Alzheimer ou de outros tipos de demência.

Se você está preocupado com a sua perda de memória, especialmente se ela está afetando a sua capacidade de fazer atividades habituais, procure a ajuda de um médico.

1 comentário em “Memória em dia: como mantê-la em forma na terceira idadeAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *