Mamografia em idosas: cuidados e recomendações.

Mamografia em idosas: cuidados e recomendações.

A recomendação da maioria das associações médicas nacionais e internacionais é que as mulheres façam mamografias anuais após os 40 anos. Se houver algum caso desse tipo de câncer na família, o ideal é começar a fazer o exame a partir dos 35 anos e estar acompanhada por um mastologista.

E as mulheres idosas? Elas podem realizar a mamografia?

Sim, a mamografia também é aconselhada, e esse exame pode ser bastante útil para mulheres dos 80 a 90 anos. Mesmo nessa faixa etária, as que descobrem o câncer de mama com antecedência podem evitar cirurgias mais agressivas resultando em uma maior longevidade com qualidade de vida para esta população.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a mamografia pode contribuir para reduzir em 35% as mortes provocadas por câncer de mama em mulheres que realizam o exame de forma regular, por identificar as lesões que não são encontradas na palpação das mamas.

As recomendações e procedimentos:

No caso dessas pacientes, é recomendada a observação do seguinte cuidado:

– É importante permitir que a idosa esteja acompanhada por uma pessoa de confiança durante o exame. O acompanhante pode ajudar a paciente no melhor posicionamento durante o exame.

A prevenção é sempre importante para proporcionar uma melhor qualidade de vida, por isso, se precisar realizar o exame, procure a unidade do Femme mais próxima de você e agende conosco.

1 comentário em “Mamografia em idosas: cuidados e recomendações.Adicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *