Senhora idosa com hipertensão medindo a pressão arterial

Hipertensão: causas, sintomas, diagnóstico e como baixar a pressão

A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma doença relacionada à força anormal que o sangue exerce na parede dos vasos sanguíneos ao circular por todo o corpo. Essa doença decorre da perda progressiva da elasticidade da parede das artérias, que ficam um pouco mais rígidas, dificultando a passagem do fluxo sanguíneo.

Algumas pessoas associam a palavra hipertensão à tensão excessiva, nervosismo ou estresse. Em termos médicos, hipertensão refere-se à pressão arterial persistentemente alta, independentemente da causa. A hipertensão arterial é considerada uma doença silenciosa, já que normalmente não causa sintomas durante muitos anos, até, enfim, comprometer um órgão vital, usualmente de maneira irreversível caso não seja diagnosticada e tratada de maneira correta.

Como é feito o diagnóstico?

Os parâmetros para se considerar o diagnóstico de hipertensão podem variar se as aferições forem comprovadas em mais do que duas consultas. Caso o monitoramento da pressão arterial não seja no consultório, é necessário averiguar se o equipamento está calibrado de acordo com as normas, para que não ocorram erros de medição e, consequentemente, não haja prejuízos à sua saúde.

Dicas de como identificar os sintomas

Os sintomas de hipertensão, apesar de pouco frequentes, podem surgir quando a pressão é superior à normal, 140 x 90 mmHg, podendo haver enjoos, tonturas, cansaço excessivo, visão embaçada, dor de cabeça, dificuldade para respirar e dor no peito.

No entanto, a aferição da pressão arterial em consultas de rotina torna-se muito importante para diagnóstico da maioria dos casos em que os sintomas estão ausentes.

Para abaixar a pressão

O acompanhamento médico para diagnóstico e tratamento da hipertensão arterial é imprescindível. Quando, apesar do uso correto da medicação indicada, a pressão está alta e, por vezes, é acompanhada dos sintomas acima descritos, deve-se ir ao pronto-socorro, por se tratar de uma situação de emergência médica.

Se você está com a suspeita de hipertensão, converse com o seu médico e agende os exames no Femme.

 

Clique para pré-agendar

1 comentário em “Hipertensão: causas, sintomas, diagnóstico e como baixar a pressãoAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *