Young beautiful pregnant woman sitting on gray sofa and hand holding her belly in top view with copy space. Pregnancy, love, healthcare, motherhood, people, relaxation and expectation concept.

Gravidez após os 35: Cuidados específicos no pré-natal

Diversos estudos já demonstraram que mulheres que engravidam após os 35 anos enfrentam alguns riscos de complicações, tanto em relação ao parto quanto ao bebê que está por vir. Porém, isso não significa que todas elas estão destinadas a ter problemas na gestação.

Consulta pré-concepcional

É importante que a primeira atitude a se tomar seja procurar um médico ginecologista, para fazer um bom planejamento da gravidez. Pois, segundo os especialistas, o pré-natal deve começar antes mesmo de a mulher engravidar, com uma consulta pré-concepcional, já que, junto com a idade, costumam aparecer alguns problemas de saúde, como pressão alta ou diabetes. A orientação médica também norteará o uso de suplementação vitamínica.

Cuidados no pré-natal

Nesse período, um dos exames a ser realizado é a ultrassonografia morfológica, que acompanha a formação do feto e que disponibiliza imagens com qualidade, podendo usar ou não a ferramenta de 3D e 4D, que permite visualizar o feto com maior definição. Outra recomendação para as gestantes nessa faixa etária é a ecocardiografia fetal, para detectar possíveis doenças cardíacas no bebê. Além disso, os obstetras costumam solicitar consultas médicas com mais frequência do que o recomendado às mulheres mais novas.

Confira algumas dicas para uma gravidez saudável após os 35 anos:

Antes

  • Adote uma alimentação saudável.
  • Pratique atividades físicas regulares.
  • Faça um check-up completo antes de começar a tentar engravidar.

Durante

  • Continue de olho na alimentação.
  • Faça exercícios de menor impacto, como hidroginástica e caminhada.
  • Mantenha a suplementação vitamínica que o seu médico recomendar.
  • Siga rigorosamente as orientações do seu médico obstetra.
  • Não falte às consultas de retorno.

Cuidar da saúde e contar sempre com a orientação médica são fatores fundamentais para levar mais tranquilidade a essa gestação. Conte com o Femme para realizar os seus exames e cuidar de você!

1 comentário em “Gravidez após os 35: Cuidados específicos no pré-natalAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *