Fluxo menstrual - entenda mais sobre o seu

Fluxo menstrual: entenda melhor o seu

Geralmente, o fluxo menstrual se inicia a partir dos 8 anos de idade, sendo mais comum ocorrer por volta dos 12 até 18 anos. Esse ciclo acontece em média de 28 em 28 dias e pode durar cerca de 3 a 6 dias, com alguns casos em exceção, durando até 15 dias. Caso isso aconteça, o ginecologista deve ser informado para verificação do motivo, pois muitas mulheres com ciclos longos dessa forma apresentam problemas de anemia, devido à grande quantidade de sangue que perde nesse período.

Em geral, há uma perda de 30ml de sangue durante o período menstrual, com limite de até 80ml. Apesar de ter muitas variáveis, o fluxo menstrual pode ser classificado de acordo com duas intensidades: fluxo intenso e fluxo fraco ou baixo.

Fluxo intenso: é importante ficar atento a quantidades excessivas de sangue que, por vezes, podem trazer desconforto, cólicas e alterações inflamatórias locais. Se o sangramento for muito intenso, a mulher pode ter também um quadro de anemia.

Como se cuidar quando o fluxo é intenso?

É normal o médico receitar multivitamínicos que contenham ferro; além de a anemia ser uma das causas para um fluxo menstrual muito forte, ela pode se agravar ainda mais com a perda intensa de sangue. É recomendável que se consuma bastante água, pelo menos 2 litros por dia. Alimentar-se com frutas variadas fará com que o índice de açúcar no sangue fique controlado.

Menstruação fraca: se o ciclo estiver normal e o fluxo sempre foi baixo, geralmente isso não representa nenhum problema e se trata de uma característica da mulher. Entretanto, é preciso checar se o baixo fluxo está relacionado a ciclos anovulatórios, como quando a mulher possui ovários policísticos, faz uso de pílula do dia seguinte, possui inflamações no útero ou se é um efeito colateral de alguma medicação.

Dicas:

No geral, durante o ciclo menstrual, não esqueça de carregar na bolsa absorventes, assim você poderá efetuar a troca sempre que possível, evitando constrangimentos por sujar a roupa em público, mas se acontecer não entre em pânico, afinal esse tipo de acidente acontece.

1 comentário em “Fluxo menstrual: entenda melhor o seuAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *