Está estressada? Você sabe o que é coping - estresse feminino?

Está estressada? Você sabe o que é coping – estresse feminino?

Coping é um termo em inglês, derivado da expressão “to cope with”, que em tradução livre significa “enfrentar”, lidar com uma situação estressante.

O estresse pode ser causado por preocupações do dia a dia, como cobrança no trabalho, trânsito intenso, não ter tempo para o lazer ou até mesmo o surgimento de alguma doença na família. As situações estressantes acontecem a qualquer momento, porém só causam estresse quando são muitas ou quando não se consegue resolvê-las, provocando, no organismo, tensão e uma sensação de precisar estar sempre alerta, o que é prejudicial à saúde.

Nesses momentos, podem surgir atitudes inconscientes e, outras, conscientes. De forma inconsciente, você pode começar a dormir demais, comer compulsivamente, sentir-se compelida ao consumo desnecessário etc. Mas, se você constrói uma estratégia consciente para lidar com o estresse, então está criada o que se chama “ferramenta de coping”, ou seja, a sua maneira consciente e resolutiva de agir sempre que se vê estressada: olhar para a situação e, conscientemente, aplicar a sua estratégia.

Alguns exemplos poderiam ser: conversar com alguém, tirar férias, viajar, ter contato com a natureza, meditar, praticar atividades físicas.

Em nosso blog, você encontra dicas para evitar as consequências do estresse no dia a dia.

Um mundo absolutamente sem estresse pode ser apenas um sonho, mas aprender a gerenciar o estresse é algo perfeitamente possível.

1 comentário em “Está estressada? Você sabe o que é coping – estresse feminino?Adicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *