African American Woman Praying. God Seeking Prayer

Entenda como o estresse pode interferir na sua imunidade

O estresse, apesar de prejudicial à saúde em grande quantidade, tem um papel importante. Em situações de perigo ou urgência, o nosso corpo libera principalmente duas substâncias para estarmos preparados: a adrenalina e o cortisol.

Esses hormônios aceleram o batimento cardíaco, aumentam a pressão arterial e também a energia dos músculos. O nosso corpo, sempre preparado para a sobrevivência, reconhece muitas situações do nosso dia a dia como perigosas, então libera as substâncias que causam o estresse. Prazos apertados, trânsito e fadiga no trabalho podem ativar essa resposta do nosso corpo.

Contudo, a permanência prolongada dessas substâncias no nosso corpo pode trazer consequências para a saúde. O estresse impede o funcionamento ideal de alguns tipos de glóbulos brancos, diminuindo então a eficiência do nosso sistema imunológico. Ou seja, vivenciar muitas situações de estresse no nosso cotidiano nos deixa menos protegidos contra doenças como gripes, resfriados e muitas outras.

Como diminuir o estresse e proteger a saúde?

Médicos e especialistas indicam diversas formas de reduzir o estresse na nossa rotina. Listamos abaixo diversas atividades que contribuem com esse e muitos outros benefícios, como a diminuição da ansiedade, melhora da disposição e da saúde como um todo, veja só:

  • Meditação:

Meditar 15 minutos por dia já ajuda a reduzir o estresse e construir uma rotina mais plena. A prática pode ser feita no horário com mais conveniência para você, como uma pausa no trabalho ou um pouco antes de finalizarmos o dia. Pessoas que praticam a meditação relatam maior positividade, calma e senso de propósito. Diversos vídeos na internet ensinam como realizar uma boa meditação.

  • Exercícios físicos

Seja praticando esportes, corrida, ou até mesmo caminhadas, os exercícios físicos oferecem inúmeros resultados para nossa saúde e bem-estar. Procure alguma atividade física que desperte seu interesse e pratique sozinha ou com companhia, o importante é movimentar o corpo.

  • Beber água

Pode parecer simples, mas muitas pessoas não ingerem a quantidade diária recomendada de água, o que pode causar indisposição e, muitas vezes, mau humor e estresse. O hábito de carregar uma garrafinha ou squeeze sempre com você vai melhorar a sua hidratação e oferecer mais saúde.

Fique atenta à sua saúde e, se precisar, conte com o Femme para realizar os seus exames.

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