mancha na pele

Dezembro Laranja: mês da conscientização do Câncer de Pele

Em 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia passou a promover o Dezembro Laranja, uma iniciativa que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Desde então, são realizadas diferentes ações em parceria com instituições públicas e privadas para informar a população sobre as principais formas de prevenção e incentivá-la a procurar médicos especializados para diagnóstico e tratamento.

O câncer de pele corresponde a 33% de todos os diagnósticos dessa doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer de pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém, seus números são muito altos. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer.

As pessoas de pele clara e que se queimam com facilidade quando se expõem ao sol, com fotótipos I e II, têm mais risco de desenvolver a doença, que também pode manifestar-se em indivíduos negros ou de fotótipos mais altos, ainda que mais raramente. Em estágios iniciais, o melanoma se desenvolve apenas na camada mais superficial da pele, o que facilita a remoção cirúrgica e a cura do tumor. Nos estágios mais avançados, a lesão é mais profunda e espessa, o que aumenta a chance de se espalhar para outros órgãos (metástase) e diminui as possibilidades de cura. Por isso, o diagnóstico precoce do melanoma é fundamental. Embora apresente pior prognóstico, avanços na medicina e o recente entendimento das mutações genéticas, que levam ao desenvolvimento dos melanomas, possibilitaram que pessoas com melanoma avançado hoje tenham maior sobrevida e qualidade de vida.

1 comentário em “Dezembro Laranja: mês da conscientização do Câncer de PeleAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *