Dezembro Laranja: é tempo de cuidar e proteger a pele do sol

Dezembro Laranja: é tempo de cuidar e proteger a pele do sol

O câncer de pele é responsável por 33% de todos os diagnósticos de câncer no país. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada ano surgem cerca de 180 mil novos casos. Existem vários tipos de câncer de pele, sendo que os mais comuns são os carcinomas. Mais raro e agressivo é o melanoma, o tipo mais letal. Pessoas de pele clara são mais propensas a queimaduras solares, portanto têm mais risco de desenvolver a doença, mas isso não é uma regra, já que o câncer pode se manifestar também em pessoas de pele negra. Exatamente por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia escolheu a estação mais quente do ano para promover uma campanha de conscientização sobre os riscos e a prevenção ao câncer de pele, conhecida como Dezembro Laranja.

Cuidados no verão
A incidência dos raios ultravioleta está cada vez maior em todo o planeta, colocando em risco a saúde de todos, por isso, todo cuidado é pouco sob o sol. Evitar a exposição da pele nos horários de pico da radiação UV, entre 10h e 16h, é uma das maneiras de prevenir o melanoma e outros tipos de câncer de pele. Conheça outras soluções para se proteger:

  • Não saia de casa sem protetor solar (além do câncer de pele, previne também o envelhecimento precoce e as queimaduras solares).
  • Use óculos escuros, chapéus de aba larga e roupas que cubram as áreas expostas, como mangas compridas e calças.
  • Jamais faça uso do bronzeamento artificial. Antes dos 35 anos, aumenta em 75% o risco de câncer de pele, por isso, é uma prática proibida pela ANVISA desde dezembro de 2009.
  • Verifique os sinais! Fique atenta ao aparecimento de pintas, manchas suspeitas ou feridas na pele que nunca cicatrizam.
  • Consulte um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo. Procure um dermatologista de sua confiança e esteja com seus exames em dia. Sua saúde é importante e o Femme está aqui para te ajudar a cuidar dela com mais conforto e amor.

Referência:

Sociedade Brasileira de Dermatologia
http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/cancer-da-pele/64/

1 comentário em “Dezembro Laranja: é tempo de cuidar e proteger a pele do solAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *