conheca-alguns-dos-principais-metodos-contraceptivos-femininos

Conheça alguns dos principais métodos contraceptivos femininos

Quando se fala em método contraceptivo, rapidamente o que vem à cabeça é sempre o mais conhecido, a camisinha.  Ela é um contraceptivo, mas o seu uso é mais eficaz no que se refere à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Quando o objetivo é evitar uma gravidez, é preciso conversar com um ginecologista e entender quais são as opções ideais para você. Por isso, reunimos aqui algumas delas para o seu conhecimento.

Hormônios: pílulas

O principal método hormonal é a pílula anticoncepcional, que possui uma mistura de derivados sintéticos dos hormônios estrogênio e progesterona. Ela é um método eficaz quando usado corretamente.  Vale lembrar que o seu ginecologista, com base no seu histórico clínico, vai avaliar se o seu organismo comporta esse tipo de contraceptivo.

Hormônios de efeito prolongado: injetado ou implantado

Outro método hormonal eficaz consiste em hormônios de efeito prolongado, sendo eles injetados, implantados sob a pele ou em forma de adesivo, também chamado de transdérmico. Eles liberam hormônios que duram um determinado tempo.

DIU

É um dispositivo de plástico recoberto de cobre ou, nos mais modernos, contendo hormônios, que têm o papel de destruir a maioria dos espermatozoides, não permitindo que os espermatozoides restantes cheguem ao ovócito e o fecundem. Porém, nos raros casos onde houve a fecundação, o DIU impedirá que o embrião se fixe no útero.  Além disso, o uso do DIU pode aumentar as chances de infecções e, diante disso, é muito importante que sejam feitos exames de acompanhamento para saber como esse dispositivo está atuando no corpo.

Esterilização feminina

Outro procedimento bastante comum é a esterilização feminina com técnica cirúrgica. O método exclui a possibilidade de encontro do espermatozoide com o óvulo no útero, mas a forma como atua é ligeiramente diferente. A cirurgia ocorre por meio da ligadura e corte das trompas, sendo denominada laqueadura. As trompas de Falópio também podem ser fechadas com o uso de um instrumento com corrente elétrica ou bloqueadas com grampos, pinças ou anéis, de modo que o espermatozoide não consiga alcançar o óvulo.

IMPORTANTE: antes de tomar uma decisão, converse com o seu médico

Como foi possível ver, existem diferentes tipos de métodos contraceptivos e nem todos se adaptam a um único estilo de vida. Para que um deles seja eficaz, é importante avaliar não somente os índices de falha, mas também se há conforto, acessibilidade, riscos à saúde e até mesmo se corresponde ao objetivo pretendido de cada perfil. Por isso, conversar com um médico é o primeiro passo a ser tomado.

1 comentário em “Conheça alguns dos principais métodos contraceptivos femininosAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *