colica-menstrual-alimentos-que-evitam-dor-e-o-desconforto

Cólica menstrual: alimentos que evitam a dor e o desconforto

A cólica menstrual, que tanto interfere na qualidade de vida das mulheres, é caracterizada por uma forte dor na região pélvica e pode ocorrer antes do período menstrual ou acompanhar esse momento. Porém, para quem sofre com esse incômodo todo mês, é muito importante cuidar da alimentação para que a cólica não seja agravada, e sim amenizada pelos alimentos ideais.

A seguir, veja algumas sugestões.

Ácidos graxos

Alimentos ricos em ácidos graxos de origem vegetal possuem propriedades anti-inflamatórias, muito positivas para o alívio da dor. Eles são encontrados nas sementes de abóbora e de linhaça, em amêndoas, nozes, abacate, peixes e no azeite extravirgem.

Laticínios

Os alimentos derivados do leite são ricos em cálcio, uma substância que fica mais escassa durante o período menstrual. Entre outros benefícios, a ingestão de cálcio ajuda a combater o inchaço, que é muito comum no período menstrual.

Frutas e hortaliças

Alimentos leves são muito importantes em qualquer fase do ciclo. A grande quantidade de vitaminas e líquidos encontrados nas frutas e nas hortaliças ajuda a diminuir a sensação de inchaço e a dor abdominal.

É importante estar atenta

Evite doses elevadas de açúcar e sal durante a menstruação. Calorias vazias não são nutritivas, como as encontradas em doces e salgados industrializados, e os altos níveis de açúcares e de sódio presentes neles aumentam a sensação de inchaço nesse período.

1 comentário em “Cólica menstrual: alimentos que evitam a dor e o desconfortoAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *