Coletor menstrual – O que é, vantagens e desvantagens - Imagem

Coletor menstrual – O que é, vantagens e desvantagens

Você já ouviu falar no coletor menstrual? O acessório veio com tudo para entrar no lugar dos absorventes como uma alternativa ecológica, econômica e de maior conforto para as mulheres. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele?

Trata-se de uma espécie de copinho produzido com um silicone medicinal hipoalergênico (não causa alergias) que é inserido no canal vaginal para armazenar o sangue. Ele pode ficar lá por até 12 horas; depois, é só remover e higienizar.

Mesmo sendo um assunto polêmico, a menstruação e os métodos para inovar estão cada vez mais em alta, provando que o tema deve ser discutido. As vantagens de quem opta pelo coletor menstrual são diversas, destacando-se a economia e as questões sustentáveis. Mas também existem algumas desvantagens que devem ser levadas em conta antes dessa escolha. Lembrando que cada mulher pode ter uma experiência diferente com esse método, podendo ser boa ou ruim.

Um coletor menstrual custa cerca de 80 reais e sua vida media é de 10 anos. Já um pacote comum de absorventes, que não pode ser reutilizado, custa cerca de 5 reais. Além disso, o coletor ajuda a deixar o planeta um pouco melhor, evitando alguns danos à Terra. Os absorventes comuns são feitos com diversos materiais que causam impacto ambiental, tanto na fabricação como na longa decomposição.

Outra vantagem que está sendo muito colocada por mulheres que já aderiram o coletor menstrual é a autonomia na hora de se vestir. Com o coletor, é possível usar qualquer tipo de roupa sem que o mesmo marque e, até mesmo, dormir sem as roupas de baixo. Ele é usado dentro do canal vaginal, proporcionando menor risco de infecção bacteriana.

Algumas mulheres, que já usam os coletores, relataram algumas desvantagens deles, que podem estar ligadas ao uso inadequado do produto ou ao próprio corpo da mulher.

  • Aumento ou aparecimento de dores abdominais e cólicas.
  • Desconforto (que muitas vezes está ligado à nova experiência do corpo).
  • O risco de vazamentos que podem ocorrer quando o coletor não está correto ou não está do tamanho ideal para o canal vaginal.

Você já usou coletor? Se sim, como foi a experiência? É a favor ou contra? Deixe sua opinião nos comentários.

Referências: Minuto Saudável e BBC.

1 comentário em “Coletor menstrual – O que é, vantagens e desvantagensAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *