Crédito: Alguns direitos reservados por jar []

Carnaval – Dicas Para Curtir a Folia

 

Carnaval é sinônimo de festa para grande parte das pessoas, mas a diversão pode se transformar em dor de cabeça se o seu corpo não estiver preparado para a folia.

Seja na avenida, desfilando em uma escola de samba, agitando em um bloquinho de rua, sambando em um baile ou mesmo curtindo em um camarote, é preciso atenção especial com um cuidado: hidratação.

As altas temperaturas habituais da época do ano, somadas à aglomeração de pessoas e à perda de líquidos e sais minerais com a transpiração, fazem com que muita gente passe mal durante o Carnaval.

 

CARNAVAL: HIDRATE-SE CORRETAMENTE

E amiga, fica a dica! Hidratação não significa beber qualquer líquido. Cerveja, porém exemplo, apesar de aparentemente matar a sede, provoca o efeito contrário: desidrata. Portanto, nada de bebidas alcoólicas para reidratar seu corpo, afinal, como lembra aquela marchinha antiga: “se você pensa que cachaça é água, cachaça não é água, não!”

Além de água, outra ótima opção para hidratar é água de coco ou sucos naturais (de preferência sem açúcar).

 

CARNAVAL E ALIMENTAÇÃO

Da mesma forma, cuidado com o que você vai comer durante o Carnaval. Comidas pesadas e a atividade física exigida para curtir a folia não combinam. Da mesma forma, se alimentar pouco também não é recomendado. O ideal é se alimentar sem exagero algumas vezes durante o dia. Para isso, lanches naturais são uma boa pedida. Mas prepare seu lanchinho e evite comidas de rua, que podem ter sido preparadas sem as condições de higiene adequadas e com produtos de procedência desconhecida.

 

FEBRE AMARELA NO CARNAVAL

Neste ano, a Febre Amarela também virou motivo de preocupação durante o Carnaval. Se você vai viajar para uma região de risco, precisa se vacinar, caso não possua nenhuma contraindicação (no post que fizemos sobre a doença explicamos quem deve e quem não deve tomar a vacina, segundo orientações da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo). Mas a pessoa precisa se vacinar pelo menos dez dias antes de viajar. Se você não conseguiu ou não pode tomar a vacina, a recomendação é usar roupas longas e não se esquecer do repelente. Mas atenção, especialistas recomendam não combinar o repelente com o filtro solar. Para se proteger do sol, passe o protetor solar primeiro e aguarde cerca de 30 minutos para passar o repelente.

 

CARNAVAL E PEGAÇÃO

E não basta lembrar. Se rolar um clima com aquele gato durante a folia, esteja prevenida com uma camisinha. Sexo seguro, além de prevenir uma gravidez não planejada, protege de DSTs e de contrair o vírus HIV. Estatísticas recentes mostram que os casos de HIV têm aumentado em todo o mundo, principalmente entre os mais jovens, muito por causa do sexo sem proteção.

 

Seguindo essas dicas você vai ter muitas boas recordações do Carnaval deste ano. Depois, mantenha se em dia com sua saúde visitando seu médico e fazendo seus exames periódicos no Femme – Laboratório da Mulher. Você pode fazer o pré-agendamento pelo nosso site, pelo fone 11 3050-9043 ou baixando o app do Femme para seu celular Android ou iPhone.

 

Foto: Atribuição Alguns direitos reservados por jar []

Saiba mais: Exames e Saúde.

DNA-Fetal-Caixa-Blog