Atraso menstrual: conheça causas além da gravidez

Atraso menstrual: conheça causas além da gravidez.

A menstruação atrasada costuma ser o primeiro sinal de gravidez, porém dezenas de outras causas podem explicar por que a menstruação não desceu no dia esperado. Em geral, poucos dias de atraso menstrual podem ocorrer até em mulheres com ciclo menstrual regular, sem que isso tenha qualquer relevância clínica.

Entretanto, quando a menstruação não desce por 3 meses seguidos, consideramos que a mulher apresenta amenorreia. Neste caso, uma vez excluída a gravidez, algumas doenças podem estar por trás da cessação da menstruação.

Principais causas do atraso menstrual além da gravidez:

Estresse e ansiedade
O estresse pode influenciar a regulação hormonal, realizada pelo hipotálamo no cérebro, levando a alterações na menstruação. Algumas dessas situações podem levar à ausência de menstruação por mais de 3 meses (amenorreia), sendo recomendado consultar o médico caso isso aconteça.

Uso de anticoncepcional
Em algumas mulheres que deixam de usar anticoncepcional como a pílula, implante ou injeção, o ciclo menstrual pode demorar cerca de 6 meses para voltar a ser regular, o que é normal, não havendo motivo para preocupação.

Dietas muito restritivas
Algumas dietas muito restritivas podem levar a oscilações hormonais que causam alterações na menstruação. Além disso, a redução de nutrientes faz com que o organismo aproveite a pequena quantidade de nutrientes para funções mais importantes, o que pode refletir em atrasos ou mesmo na ausência da menstruação.

Alterações no sistema reprodutor
Alterações no sistema reprodutor, como endometriose, síndrome dos ovários policísticos ou a presença de miomas no útero, também podem causar oscilações nos hormônios sexuais femininos, podendo levar a alterações na menstruação.

Fique atenta à sua saúde e, se precisar, conte com o Femme para realizar os seus exames.

1 comentário em “Atraso menstrual: conheça causas além da gravidez.Adicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *