femme-blog-pilula-anticoncepcional

Anticoncepcional e a libido feminina: qual a relação?

De modo geral, os contraceptivos orais oferecem inúmeros benefícios para o controle do ciclo menstrual, redução dos problemas de pele e cólicas. Mas existem algumas mulheres que apresentam um quadro de reações nos três primeiros meses de uso da pílula anticoncepcional. Esse quadro pode ser considerado como um período de adaptação ao método e pode apresentar sintomas, como a retenção de líquidos, náuseas e a redução da libido.

Também existem casos onde os anticoncepcionais podem aperfeiçoar o desejo sexual, pois garantem uma efetividade contraceptiva. Porém, existem realidades que, por alterar a dinâmica da ovulação, podem afetar o desejo de mulheres mais sensíveis a alterações hormonais. Consumir esse medicamento não irá interferir diretamente na qualidade da relação sexual ou nos orgasmos proporcionados em uma vida sexualmente ativa.

Quando existe a queda do desejo sexual feminino temporariamente, compreende-se que se trata apenas da fase de adaptação ao anticoncepcional. Caso continue, o ideal é procurar um ginecologista e falar sobre o assunto, pois somente ele poderá verificar se a alteração na libido é, de fato, causada pelo anticoncepcional e, se esse for o caso, poderá mudar o tipo de pílula ou até mesmo o método contraceptivo por outro que não atue fortemente na corrente sanguínea da mulher.

Lembrando que, antes de começar a utilizar a pílula anticoncepcional, é necessário conversar com o médico sobre benefícios, possíveis efeitos indesejados e indicação de uso, pois somente ele, poderá prescrever o medicamento adequado a sua saúde. Além disso, é responsabilidade do médico realizar uma análise laboratorial e solicitar exames complementares para decidir qual será a melhor conduta para cada paciente.

Acompanhe mais conteúdos sobre a saúde da mulher nas nossas redes sociais.

Referências:
1. https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/pilula-anticoncepcional-pode-diminuir-libido-da-mulher-3012939
2. https://www.labnetwork.com.br/noticias/exames-laboratoriais-sao-necessarios-antes-de-prescrever-anticoncepcional/

1 comentário em “Anticoncepcional e a libido feminina: qual a relação?Adicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *