Festa Julina

Alimentação saudável e festas julinas combinam?

Com o inverno brasileiro chegam também as quermesses, festas juninas e julinas com sua música, brincadeiras, danças e, claro, guloseimas!

Difícil ficar longe de paçocas, pés-de-moleque, pamonhas, pipoca, curaus, canjicas, bolos de fubá ou de mandioca, queijadinhas, pinhões, doces de batata-doce, entre outras delícias.

Por isso, fomos atrás de orientações com o Dr. Paulo Olzon, infectologista parceiro do Femme – Laboratório da Mulher e, no final do texto, aprenda três receitas de versões mais light das gostosuras julinas.

Doutor, dieta e festa julina combinam? Há alimentos de quermesse menos calóricos?

É melhor nessa época do ano dar uma relaxada na dieta. Na verdade algumas coisas podem não atrapalhar tanto, como evitar doces que são servidos nessa época, que contém o açúcar, um carboidrato simples que pode aumentar o peso e também a fome. Nesta época são servidos muitos doces. Obviamente a pipoca não é tão ruim, assim como o amendoim e o milho assado ou cozido.

 

E sobre a ingestão de bebidas quentes com álcool (quentão e vinho quente)? Elas diminuem de fato a sensação de frio no corpo? E aumentam a ressaca?

O quentão, assim como o vinho quente ou outros destilados provocam uma vasodilatação da pele, provocando uma sensação de esquentamento e calor. A ressaca se deve ao excesso de ingestão de bebida alcoólica.

 

É preciso ter cuidados especiais com a alimentação das crianças em quermesses, dr. Paulo?

Não há cuidado especial para as crianças. Como isso só acontece uma vez ao ano, o melhor é deixar a criançada à vontade, comer o que quiser.

 

Receitas para uma festa julina mais leve

festa julina comidas

Pé-de-moleque sem açúcar refinado

INGREDIENTES: ½ xícara de açúcar de coco; ½ xícara de melado de cana; 1 xícara de água; 1 xícara de castanha-de-caju; ½ xícara de amêndoas; óleo de coco.

Junte o açúcar de coco, o melado e a água em uma panela, aquecendo em fogo baixo até virar uma calda, daí acrescente os outros ingredientes e mexa até engrossar. Unte uma forma com óleo de coco e despeje a mistura; depois, deixe por uma hora na geladeira. Pronto! É só cortar e comer.

Bombocado de fubá sem glúten

INGREDIENTES: 2 ovos sem pele da gema; 1 xícara de chá de farinha de arroz sem glúten; 1 xícara de chá de stevia; 1 xícara de chá de fubá orgânico; ½ xícara de chá de óleo de coco; 1 xícara de chá de água; 3 colheres de sopa de coco ralado; 1 colher de sopa de fermento em pó.

Separe o fermento e bata todo o resto no liquidificador até virar uma massa homogênea. Depois acrescente o fermento e bata um pouco, só para misturá-lo. Coloque em uma assadeira no forno a 180º C por cerca de meia hora. Depois é só esperar esfriar e cortar.

Quentão de hibisco sem álcool – diurético e funcional

INGREDIENTES: 1 xícara de chá de hibisco desidratado; 2 colheres de sopa de gengibre ralado; 2 maçãs picadas; 2 colheres de sopa de açúcar de coco; ½ casca de laranja; cravo e canela a gosto.

Ferva dois litros de água e coloque os ingredientes, deixando-os na fervura por mais 15 minutos.

 

Alimentação e saúde caminham juntos. Não deixe de se consultar com seu médico regularmente e faça seus exames de rotina em um local com alta tecnologia e atendimento humanizado. Faça seu pré-agendamento no Femme – Laboratório da Mulher, através do nosso site, telefone (11 3050-9043) e aplicativo para Android e iOS.

 

Saiba mais: Exames e Saúde.

DNA-Fetal-Caixa-Blog

1 comentário em “Alimentação saudável e festas julinas combinam?Adicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *