alimentacao-e-ciclo-menstrual

Alimentação e ciclo menstrual

Uma alimentação saudável é muito importante para a mulher em diferentes fases do ciclo menstrual.  Uma dieta equilibrada é essencial para regular o corpo e os hormônios,  tudo depende das necessidades e possibilidades de cada pessoa. Uma alimentação boa não basta ser apenas nutritiva, mas também precisa ser acessível e se encaixar nas suas escolhas e em sua rotina. Priorize uma alimentação saudável!

Para regulação hormonal e sintomas de TPM:

  •  Coma alimentos  ricos em cálcio, zinco e magnésio. Esses três minerais podem ajudar bastante na regulação hormonal.
  • Consuma vitaminas do complexo B. As vitaminas do complexo B são um grupo de vitaminas essencial para várias funções, inclusive neurológicas. Entre elas, o humor e a disposição!

Para cólicas menstruais:

  • Consuma alimentos ricos em ômega 3 ao longo de todo o ciclo. O ômega 3 é uma gordura encontrada em sementes e na pele de alguns peixes. Sua ação anti-inflamatória é um importante auxiliar na redução ou até na eliminação das cólicas menstruais.
  • Evite frituras, açúcares e cafeína antes de menstruar. Geralmente, esses alimentos são um problema quando consumidos cerca de duas semanas antes da menstruação porque podem intensificar as cólicas e/ou os desconfortos.

Uma dica muito importante é: evite ou tente não exagerar no consumo de álcool. O fígado é o órgão responsável por metabolizar hormônios, inclusive o estrogênio circulante que, em excesso, favorece o fluxo intenso, a TPM, as dores de cabeça etc.

Por fim, não esqueça, cuidar de si mesma é uma prioridade. Importe-se com você e com a sua saúde!

Referência:
https://herself.com.br/blog/por-que-voce-precisa-entender-a-relacao-entre-alimentacao-e-ciclo-menstrual/

1 comentário em “Alimentação e ciclo menstrualAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *