alimentacao-adequada-na-terceira-idade

Alimentação adequada na terceira idade

A qualidade de vida é o reflexo de muitas atitudes positivas. Entre elas, a prática de atividades físicas, uma alimentação saudável, momentos de interação social, entre outras. Para quem já passou dos 60 anos, os cuidados devem ser ainda maiores.

Por isso, a alimentação para idosos deve ser preenchida com um cardápio variado, rico em proteínas, vitaminas, carboidratos, frutas, verduras, legumes etc.

Com o objetivo de auxiliar o idoso a priorizar a saúde confira, a seguir, algumas dicas para uma boa alimentação.

Alimentos que não podem faltar na mesa

Frutas e legumes

É importante consumir três porções de frutas e duas porções de legumes e verduras por dia e, assim, garantir uma contribuição de substâncias antioxidantes, que evitam a degeneração celular e o envelhecimento precoce, além de fibras, vitaminas e minerais importantes para funcionamento do organismo.

Leite e derivados desnatados

São ricos em cálcio, o que contribui com a saúde dos ossos, auxilia no controle da pressão arterial e no funcionamento do sistema cardíaco. Também podem ser considerados como fontes de proteínas.

Carnes vermelhas, grão de bico, lentilha e feijão

Carnes vermelhas e frango são fontes de b12 e ferro. São alimentos importantíssimos para a saciedade e a formação de células musculares e sanguíneas. Previnem a anemia e dão força muscular.

Peixes, como salmão e atum

Ricos em ômegas e proteínas, ajudam não só no controle do colesterol como também na manutenção da musculatura. Os ômegas são considerados ótimas gorduras e fazem parte da construção das células protetoras do sistema nervoso. Por isso, consumir um filé médio de um peixe rico em ômega 3, de uma a duas vezes por semana, auxilia na prevenção e no tratamento de doenças como diabetes, artrites e outras patologias.

Carboidratos de alto valor nutricional, como arroz integral

Carboidratos são fontes de energia e, quando integral, proporcionam liberação lenta e gradual do açúcar, deixando o consumo mais saudável. Variedade e pequenas porções são fundamentais para evitar ganho de peso.

1 comentário em “Alimentação adequada na terceira idadeAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *