5-de-agosto-e-dia-de-comemorar-o-dia-nacional-da-saude

5 de agosto é dia de comemorar o Dia Nacional da Saúde

O Dia Nacional da Saúde foi escolhido em homenagem ao médico e cientista Oswaldo Gonçalves Cruz, que tinha uma grande preocupação com a saúde pública, com a educação sanitária e, principalmente, com o combate de doenças transmissíveis. Ele foi um importante personagem na história do combate e da erradicação das epidemias de febre amarela, peste bubônica e varíola no Brasil, além de ter fundado em 1900 o Instituto Soroterápico Federal, transformado em 1908 em Instituto Oswaldo Cruz.

A saúde como direito fundamental

De acordo com a lei 8.080 de 1990, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. A lei também enfoca que, para ter saúde, alguns fatores são determinantes, tais como a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

A responsabilidade com a nossa saúde

Embora seja o Estado um dos responsáveis por garantir a saúde plena de todas as pessoas, devemos ter consciência e fazer parte do cuidado com a nossa saúde ao participar da luta por melhorias em nosso país, cidade e bairro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade.

1 comentário em “5 de agosto é dia de comemorar o Dia Nacional da SaúdeAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *