1205-dia-internacional-da-enfermagem-e-do-enfermeiro

12/05: Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro

No dia 12 de maio é comemorado no mundo o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro. A data foi criada como forma de homenagear Florence Nightingale, uma grande referência no tratamento de militares no período de guerra, além de ser responsável pela primeira escola de Enfermagem da Inglaterra.

A profissão tem origem milenar e representa a época em que ser enfermeiro era uma referência de quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Desde o surgimento, a enfermagem vem formando profissionais comprometidos com a saúde de todos os indivíduos. A atuação ocorre nos mais diversos locais espaços dedicados a manutenção da saúde, sejam eles públicos ou privados.

Atualmente, estamos enfrentando um cenário preocupante em todo o mundo, e sabemos da importância desses profissionais. Por isso, mais do que nunca, agradecemos todo o cuidado com cada um de nós.

Fatos históricos:  

  • No século XVI, a Enfermagem inicia como uma atividade profissional institucionalizada e, no século XIX, como Enfermagem moderna na Inglaterra.
  • A profissão de enfermeiro a muitos anos foi desenvolvida por abnegados que cuidavam dos doentes, idosos e deficientes. Com o tempo, estes cuidados de saúde evoluíram e, entre os séculos V e VIII, a Enfermagem surgiu entre os religiosos, como um sacerdócio.
  • A organização da Enfermagem na Sociedade Brasileira – compreende desde o período colonial até o final do século XIX e analisa a organização da Enfermagem no contexto da sociedade brasileira em formação.


Fontes:
http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2716-12-5-dia-internacional-da-enfermagem-2
http://ms.corens.portalcofen.gov.br/palavra-do-presidente-dia-nacional-do-enfermeiro-e-internacional-da-enfermagem_2446.html

1 comentário em “12/05: Dia Internacional da Enfermagem e do EnfermeiroAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *