Newborn baby with umbilical cord sleeping on his first day in life

08/10 – Dia Nacional de Doação de Cordão Umbilical

O dia 8 de outubro merece uma publicação mais do que especial, já que é considerado o Dia Nacional de Doação de Cordão Umbilical. Muita gente não sabe, mas o sangue de cordão umbilical (SCUP) pode salvar muitas vidas. Ele é encontrado no interior do cordão umbilical, que liga o recém-nascido à placenta. É comprovadamente rico em células-tronco, e, por isso, são capazes de produzir os elementos fundamentais do sangue, essenciais para o transplante de medula óssea.

Como qualquer outra doação, a opção de doar o sangue do cordão também deve ser voluntária. Existem as opções de doação para banco público, onde o material pode ser utilizado por qualquer paciente que necessite de um transplante, ou pode ser feita a doação familiar direcionada, em que o sangue é utilizado em benefício de alguém da família que precise do transplante. Nesse caso, é a mãe do bebê quem autoriza.

Para ser doadora

Se a mãe quiser doar, é necessário informar a sua vontade durante a internação para o parto, quando será realizada uma entrevista para avaliar os antecedentes clínicos, cirúrgicos, obstétricos, ginecológicos e de doença hereditária na família da mãe e do pai do bebê, a fim de verificar a aptidão para ser doadora.

Como é feita a coleta

A coleta do sangue do cordão ocorre após o nascimento do bebê, durante o período em que ele está recebendo os primeiros cuidados pelo pediatra, e o médico está aguardando a saída da placenta do organismo materno. A coleta, portanto, não interfere no trabalho de parto e nem na saúde do bebê ou da mãe.

Antes de ser congelado, o sangue doado é testado para doenças infecciosas, sua vitalidade e capacidade de proliferação são avaliadas e é feita a determinação da tipagem HLA (compatibilidade necessária nos transplantes de medula). Também será coletado sangue da doadora para investigar doenças infectocontagiosas (chagas, sífilis, HIV, hepatites etc.). Estando todos os resultados normais, o material já pode ser liberado para transplante.

1 comentário em “08/10 – Dia Nacional de Doação de Cordão UmbilicalAdicione o seu →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *